Cargas e Sobrecargas

Nas estradas, há balanças em locais estratégicos, para assegurar que os caminhões não circulem com excesso de carga. Os que estão acima do peso determinado, pagam multa.

Na vida e no ministério também, o excesso de carga resulta no pagamento de multa. A penalidade é se sentir indigno, inútil, frustrado, desgastado, desmotivado, estressado, ressentido e sentir que não dá para continuar.

Mas ainda resta saber como abandonar alguma coisa, sabendo que fomos chamados para uma missão e queremos ser fieis. Creio que as palavras de Jesus nos indicam como nos alíviar do excesso e entrar nu rítmo mais produtivo e menos desgastante.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28,29.)

Cansados e sobrecarregados – isso descreve a mim e a você? Cansados de levar cargas que não são nossas, de assumir responsabilidades demais e continuar sentindo que não fazemos tudo que devemos.

Jesus disse: “Venham a mim”. Palavras lindas de aceitação e esperança! Não é convite para ir a um lugar, é para se unir a uma pessoa que pode ser encontrada a qualquer hora, em todos os lugares – inclusive aqui e agora. É chamado para deixar com ele problemas, frustrações, tensão e aflição. Desafio para assumir responsabilidades mais razoáveis, em parceria com ele.

Venha, diz Jesus, agora é o tempo e aqui é o lugar. Venha largar as cargas excessivas.Venha com humildade, certo de que não consegue prosseguir sozinho. Venha com confiança, sabendo que eu quero o melhor para você. Venha pegar uma carga mais leve, que eu levarei com você. Venha muitas vezes, sabendo que estou sempre por perto. Venha confiante, certo de que sei o que é melhor para você. Venha descobrir que eu amo você, não apenas o que você pode fazer por mim. Venha quando se sentir sem valor, e eu restaurarei seu sentimento de valor. Venha quando não souber o que fazer, e eu mostrarei o caminho. Venha quando sentir que não consegue prosseguir, e eu caminharei ao seu lado.

Venha: que palavra carinhosa e abracadora. Deus falou através de Isaías um versículo que foi o texto favorito de João Wesley:

“Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham… Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição…” (Isaías 55.)

Quando eu era jovem, o zelo me levava a participar de todas as atividades possíveis. Hoje, continuo com o zelo, mas não tenho mais tanta energia e, provavelmente, me tornei meio cético quanto a determinadas coisas. Escolho as atividades, lembrando-me de diminuir o ritmo. É uma corrida de resistência, não de velocidade. A Bíblia diz:

“Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2.10.)

Hoje, quero realizar boas obras, mas apenas as que ele determinou para mim. (As outras são de outras pessoas.) Preciso de sabedoria e orientação para discernir quais são elas. Devo atender necessidades, segundo minha capacidade e como ele me indica. Tenho de cuidar dos outros, mas também de mim mesmo. Paulo, certa vez falou aos líderes:

“Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho… para pastorearem a igreja…” (Atos 20.28.)

Se não cuidarmos bem de nós mesmos, não será possível cuidar bem do rebanho, do trabalho, do ministério, do cônjuge, nem da família. Descanso, lazer, romance, tempo com a família, exercício, boa alimentação, oração e atividades conduzidas por Deus nos manterão prontos para tudo que temos de fazer.

Imagine que maravilha ser discipulado por Jesus. Os discípulos frequentaram o melhor dos seminários! Ele é nosso modelo, estabelece os padrões, o ritmo. É o exemplo a seguir, é aquele a quem devemos agradar. Os discípulos viram tudo em primeira mão! Jesus estava sempre muito ocupado, mas às vezes parava tudo para ficar com o Pai, ou descansar em uma cidade chamada Betânia, com seus amigos Maria, Marta e Lázaro.

Ele é o Mestre, então temos de completar nossas tarefas, mas, acima de tudo, temos de imitá-lo. É preciso sentar aos pés dele para aprender sua palavra, seus caminhos, sua vontade.

O Pequeno Catecismo de Lutero começa com uma pergunta: “Qual o conhecimento mais importante e mais elevado?” Resposta: “O conhecimento mais importante e mais elevado é conhecer Deus e seu Filho Jesus Cristo”. O alvo mais elevado de Paulo foi sempre aprofundar o conhecimento e o relacionamento com Cristo.

“Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor.” (Filipenses 3.7,8.)

Em tudo que fazemos, temos de estar presos a ele, ligados, envolvidos, conscientes e conduzidos por ele. Como Jesus diante da tentação, não vivemos só de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Aprender com ele é ser renovado por ele. Vivemos na era da tecnologia avançada, com aparelhos que poupam trabalho, como o computador que realmente nos permite realizar mais em menos tempo. Mas podemos nos envolver tanto com os aparelhos que acabamos desperdiçando horas e perdendo mais tempo do que ganhando.

O aspecto mais importante do descanso que Jesus oferece é a possibilidade de parar de nos desgastar na luta. Quando nos dedicamos a Jesus e colocamos nele nossa fé, descobrimos que ele não nos chamou para lutarmos com nossas próprias forças. Ele não nos quer em vida frenética e exaustiva. Precisamos fazer do descanso uma prioridade. Entre na luta da fé e no descanso da fé.

Servo e amigo de Cristo – Venha. Pegue. Aprenda. Descanse. Seja abençoado

— Extraído do livro De Todo o Meu Coração

Clique na foto do livro para mais informações – você será direcionado para o site da Editora Betânia.

Image

Anúncios

Uma ideia sobre “Cargas e Sobrecargas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s